Header Ads

ad

Atores Negros Brasileiros (Parte 2)

O EPISÓDIO DA "CABANA DO PAI TOMÁS"

Foto: Ruth de Souza e Sergio Cardoso

A novela "Cabana do Pai Tomás" (TV Globo, 1969/1970) foi inspirada no romance de Harriet Beecher Stowe (1852), que contava a luta dos escravos no sul dos Estados Unidos, na época da Guerra de Secessão.
Um episódio que se tornou parte da história da participação dos atores negros na dramaturgia brasileira é contado em detalhes no site Teledramaturgia:

Sérgio Cardoso, que vinha do sucesso de Antônio Maria na Tupi, era contratado para viver o negro Pai Tomás (contra a vontade de Glória Magadan, supervisora de novelas da Globo na época) tendo que pintar o corpo, usar peruca e rolhas no nariz. A escolha de Sérgio Cardoso para o papel principal da novela foi uma imposição da agência de publicidade Colgate-Palmolive, uma das subsidiárias norte-americanas que patrocinavam a produção de tramas nacionais nos anos 60. Sua estréia foi tumultuada com um movimento liderado por Plínio Marcos, que comandava uma coluna diária no jornal Última Hora, e que não concordava com o fato de ator branco interpretar personagens negros. Todos achavam que o personagem deveria ser de Milton Gonçalves, que conta que todas as vezes que se encontravam, Sérgio tinha sempre a preocupação de se justificar. A Cabana do Pai Tomás causou tanto mal-estar que o próprio Sérgio Cardoso se adiantou à possível pecha de racista. No período o ator afirmou coisas do tipo: "Tenho vários amigos de cor que são como meus irmãos. Tenho afilhados pretinhos que amo como se fossem meus filhos."

O ator e dramaturgo Plínio Marcos publicou um texto colérico sobre o fato, antes mesmo da novela estrear.
No texto ele dizia:

"Meus cupinchas, são muitos os pererecos que servem pra provar que nos tempos que correm o homem não é parceiro do homem. Mas o que mais me atucana a cuca é a presepada que o canal 5 [Tevê Globo] está armando. Eles vão montar A Cabana do Pai Tomás em forma de novela. E o Tomás, que é um personagem negro, vai ser vivido por um ator branco. Vão tingir o panaca de preto. Vão deixar uma curriola de bons atores crioulos fazendo papel de esparro. E o branco tingido se badalando de estrelo. O Sérgio Cardoso é o cara que vai se prestar ao triste papel de se pintar de preto pra fazer o Tomás. E vai, na mesma novela, fazer mais dois outros papéis. O de Lincoln e um outro branco. Vai dar seu show. Vai satisfazer sua vaidade. Enquanto Samuel, Dalmo Ferreira, Benê Silva (formado pela Escola de Arte Dramática), Milton Gonçalves, Antônio Pitanga, Carlão Caxambu e tantos outros atores negros, de valor provado, ficam pegando as rebarbas das quebradas da vida. Meus cupinchas, A Cabana do Pai Tomás é um romance contra a nojenta escravidão. E vai servir, na bolação dos majuras do canal 5, pra amesquinhar patrícios nossos. Lincoln foi um grande homem que foi assassinado covardemente. Foi a medalha que lhe deram por querer a igualdade dos homens. Lincoln vai ser representado por um ator que não tem nada a dizer sobre o humanismo. (...) Meus cupinchas, os atores negros sabem como seria ridículo eles se pintarem de branco, no Brasil, para viverem o papel de Lincoln, que eles tanto amam. Eles só querem fazer o Tomás. Mostrar que têm talento. E isso não é racismo. É um direito do homem de cor."

Link para o texto completo de Plínio.

A escolha de Sergio Cardoso ter sido determinada ou não por patrocinadores suscita polêmica até hoje. Ruth de Souza é uma das que confirmou o fato. Fábio Sabag, um dos diretores da novela, afirmou que não.
Em 2004, o jornal Paraná-Online registrou os 35 anos de exibição da novela, publicando uma entrevista com a atriz.

Apesar disso tudo, foi a primeira vez que uma novela mostrou uma protagonista negra. Ruth de Souza era Tia Cloé, a esposa de Pai Tomás.

O elenco da novela era formado por (atores negros em negrito):
ATOR PERSONAGEM
Sérgio Cardoso Pai Tomás / Dimitrius / Abraham Lincoln
Ruth de Souza Cloé
Isaura Bruno Bessie
Maria Luiza Castelli Ofélia
Nívea Maria Elisa
Ivete Bonfá Cláudia
Paulo Goulart Pierre Saint Clair
Edney Giovenazzi Valter
Gésio Amadeu Sam
Miriam Mehler Bárbara
Lola Brah Condessa
Felipe Carone Arquibaldo
Chica Xavier Xica
Milton Gonçalves Onça
Jonas Mello Carlos
Macedo Neto Aramis
Vinícius Salvatori Vitório
Antonio Victor Jeronimo
Jacira Silva Cassie
Isabella Glorinha
Jorge Coutinho Angelus
Haroldo de Oliveira Jonas
Norah Fontes Jéssica
Germano Filho Natalieh
Eloísa Mafalda Emily
João Carlos Bêbado




Isaura Bruno Gésio Amadeu Chica Xavier Jacira Silva Jorge Coutinho Haroldo de Oliveira

Fontes de pesquisa: Teledramaturgia, Paraná-Online, Pliniomarcos.com

NOS PRÓXIMOS POSTS:
ALGUMAS NOVELAS QUE ABORDARAM O PRECONCEITO RACIAL
ATORES DESDE A DÉCADA DE 80 / 90 / 2000
em diante
GRUPOS TEATRAIS DE ATORES NEGROS

3 comentários:

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();

Postagem em destaque

Aniversariantes de Agosto

(atualizado em 04/03/18) Dia 1 1925 - Renata Fronzi (Renata Mirra Ana Maria Fronzi) - Atriz (falecida) 1930 - Neuza Amaral (Neuza Gouveia ...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...